segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conceitos básicos sobre óptica

Por meio dos nossos cinco sentidos, temos a percepção do mundo que nos rodeia. Uma parcela considerável dessa percepção é proporcionada pela visão, graças à luz que recebemos dos objetos de nosso ambiente.
A parte da física que estuda o comportamento da luz propagando-se em diferentes meios é denominada Óptica Geométrica. Nesse estudo, a luz em propagação é representada graficamente por linhas orientadas denominadas raios de luz.



Um conjunto de raios de luz recebe o nome de feixe de luz. Ele pode ser convergente, divergente ou paralelo.
Uma fonte luminosa é pontual ou puntiforme quando suas dimensões são desprezíveis, em relação às distâncias que a separam dos outros corpos. É extensa, em caso contrário.

Um meio é transparente quando permite a propagação da luz por distâncias consideráveis, segundo trajetórias bem definidas. Um objeto colocado num meio transparente, ou atrás dele, pode ser percebido com detalhes. A água e o vidro, em pequenas espessuras, são transparentes.
Quando um meio não permite a propagação da luz, como uma parede de tijolos, é denominado opaco.
Há também meios intermediários entre os dois casos citados, que são chamados de translúcidos. A luz atravessa esses meios seguindo trajetórias irregulares e mal definidas, de modo a não se perceberem os detalhes de um objeto colocado atrás de um meio translúcido. O vidro fosco e o papel vegetal são exemplos de meio translúcido.

A velocidade da luz.


Livro Física Básica por Nicolau, Toledo, Ronaldo. Atual Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...